A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE FAZ-DE-CONTA NO PROCESSO PEDAGÓGICO
RESUMO
A importância dos jogos da faz de conta no processo pedagógico é fundamental para o desenvolvimento humano. A partir das brincadeiras lúdicas o aluno conseguira desenvolver sua imaginação , aprenderá a pensar, a ser critico e criativo .Ainda há muito o que se fazer na formação dos profissionais da área , pois nem todos tem o conhecimento necessário á todos os seguimentos, bem como teatro, musica, poesia, estórias.
Palavras-chave: imaginação; aventura; criatividade..
1 INTRODUÇÃO
Ao considerar que aproveitar plenamente a vida desde a infância é direito de todos e condição indispensável para que os pequenos no futuro exerçam a cidadania de forma consciente, devemos ver os jogos de faz de conta ou o ate de brincar com o imaginário, como uma linguagem da criança, uma forma de comunicação não consciente por meio da qual ela expõe como sente, percebe e vê o mundo. Assim e pelo que se chama de “expressão lúdica”, que ela mostra como compreende os fatos que ocorrem em sua vida.
Os jogos de faz de conta podem se manifestar em atividades que trabalharão as formas , o movimento , a arte, a musica , o teatro, a poesia e as historias fictícias.
2 DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
Quando ouvimos a expressão “ Era uma Vez” logo imaginamos uma estória , algo fictício. Mas essas contadas desde a nossa infância, traz muitas lembranças, recordações que carregamos por toda a nossa vida. Podemos por exemplo recordar quem lia essas fabulas contos ou poesias para nos , professoras, mãe , tia , um velho amigo , ou ate mesmo um antigo amor. Portanto brincar de faz de conta, faz com que nossa imaginação viaje no tempo.
Conforme, ARAGÃO (2007, p.62) “[...] A narração de historias é uma das artes mais antigas do mundo e uma das mais bonitas formas de arte, porque ninguém conta igual a ninguém. Sempre que vamos recontar a historia, acrescentamos nossos elementos e lembranças.”.
No processo pedagógico esses jogos estimulam o ato cognitivo dos alunos, fazendo com que o individuo desenvolva sua imaginação e aprenda a pensar, a ser crítico e criativo.
Ao ouvir uma historia a criança imagina a situação , como se ela própria estivesse lá, ou seja em seu pensamento ela cria o ambiente em que esta se desenvolvendo os acontecimentos, faz uma imagem mental dos personagens, se bons ou maus. É isso faz com que a criança desenvolva seu raciocínio critico. Podendo até mesmo tomar certos exemplos por parâmetros em seu dia a dia.
“As historias infantis fazem parte da vida dos alunos, crianças e adolescentes, cada qual com seu tipo diferente de historias. Mas é no brincar de faz de conta que a criança dramatiza diferentes situações de forma espontânea. Ao observar seus alunos analise seus corpos, seus gestos e olhares, pois no decorrer da brincadeira podem surgir situações ou temas que poderão constituir possíveis intervenções pedagógicas. (ARAGÃO.2007.p62)
3 A AVENTURA DO CONHECIMENTO
A linguagem musical pode levar a criança, de forma alegre e divertida a brincar com os jogos de faz de conta e ao mesmo tempo aprenderem muitas coisas. Por meio de brincadeiras que utilizam um repertorio musical, representados por advinhas, canções, por lendas a garotada durante a infância torna-se membro de um grupo social. Quando uma criança brinca de roda, por exemplo, ela tem a oportunidade de vivenciar de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de decepção de duvida e afirmação.
Assim as cantigas que nos foram transmitidas oralmente ou não, são formas inteligentes de preparar o individuo para a vida adulta, pois tratam de temas complexos como o amor, a disputa, o trabalho e a tristeza, que permearão a vida das crianças no futuro.
Além disso, por meio de cantigas conhecidas, as crianças se apropriam de novos caminhos que conduzem á alfabetização e a escrita. Através dos jogos de faz de contas, poesia, musica ou historias , quaisquer destes objetos de estudo que interesse á criança levará a mesma á aprender seu conteúdo com mais facilidade.
4 CRIATIVIDADE
O ato de “brincar aprendendo” é intrínseca a criança. Quando vimos um pequeno imitando alguma coisa que viu na televisão, percebemos que ele aprendera tais gestos ou palavras porque prestou atenção em tais cenas ou seja , aquela historia lhe chamou a atenção.
Segundo, ARAGÃO (2007, p 64) ´´[...] Ao observamos as brincadeiras das crianças percebemos a presenças do teatro na suas manifestações imaginativas, quer dizer, o jogo de faz de conta esta sempre presente, jogo simbólico a que se refere PIAGET “.
Percebemos então que quando o assunto tratado chama a atenção dos pequenos, eles aprendem com mais facilidade. Desenvolvendo assim sua criatividade. Logo os jogos de faz de conta de uma maneira ou de outra vão despertar algum interesse prazeroso nas crianças ou adolescentes.
Atualmente, há uma pressão da sociedade para que as crianças aprendam cada vez mais cedo os conteúdos pedagógicos. Por isso é necessário que os educadores realizem um trabalho extenso para informar os pais que o brincar não é uma perca de tempo, mas um processo pelo qual a criança deve passar. Por meio dele, ela consegue se desenvolver integralmente, trabalhar a imaginação o corpo, e as emoções, ampliar o conhecimento e adquirir valores.
Segundo, ARAGÃO (2007, p 67) “[..] a brincadeira permite á criança a inserção nos códigos sociais a apropriação cultural e a socialização bem como a transformação de conduta”
5 CONCLUSÃO
Os conteúdos pedagógicos tradicionais, sempre abordaram temas relevantes voltados ao “brincar”. Mas sempre com muita disciplina, salas de aula com os alunos em fila indiana, tudo muito bem organizado . Maria Montessori dizia que “ pareciam coleções de borboletas “ com cada aluno preso no seu lugar. Mas para o professor trabalhar temas ligados ao “brincar” ou faz de conta, essa dita disciplina deve as vezes ficar de lado, obviamente não podemos deixar a sala de alunos se transformar numa baderna, atrapalhando assim as demais. Mas se soubermos organizar a “ bagunça” seremos produtivos.
Penso que os jogos de faz de conta, o ato de “brincar aprendendo” deve ser encarado por todos os educadores, como um bem essencial para o desenvolvimento dos alunos englobando o teatro, a musicalização, poesias, historias, dança. Pois assim construiremos cidadãos com capacidade de pensar, analisar, criticar. Pessoas que façam à diferença.
“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento” ( CLARICE LISPECTOR 1920-1977)
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