1 INTRODUÇÃO
O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado no Centro de
Educação Infantil Professora Dejanira Queiroz Tixeira, localizado na Rua João
Vicente Ferreira s/n, Jardim Santa Maria, Dourados – MS.
O estágio foi feito m dupla, pelos acadêmicos: Jeanice Cássia dos Santos
e Rouberval Barboza do Amaral. Sendo acompanhados pela professora regente:
Clarice Ferreira dos Santos, Pedagoga.
A intervenção foi feita no período matutino nos dias: (5) cinco a (9)
nove de abril de 2010. Conforme combinado com a professora regente, que nos
passou os conteúdos com os quais estava trabalhando: corpo humano; partes do
corpo (cabeça, tronco e membros); cuidados com o corpo; higiene; órgãos dos
sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).
Fomos apresentados às crianças, pela professora, que ficaram cheias de
contentamento por contarem com novos integrantes para interagirem, brincarem,
aprenderem.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia
como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia
do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do
conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.
A experiência vivida na sala do CEIM – Centro de Educação Infantil nos
mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber
como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se
desenvolva, aprenda com compreensão.
Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor
tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão.
Segundo Silva, 2007, p. 35. “A primeira concepção que deve nortear o papel do
professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um
processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um
aprendizado.”
2
RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO
O Centro de Educação Infantil têm capacidade para 100 crianças. Mas,
atualmente atende 94 pequenos infantes, com idade entre 3 meses e cinco anos. A
distribuição se dá da seguinte forma: berçário I – 12 crianças de 3 meses a um
ano e onze meses; berçário II – 12 crianças de 2 anos a 2 anos e onze meses.
Maternal I – 13 crianças de três anos a três anos e onze meses; maternal II –
17 crianças de quatro anos a quatro anos e onze meses, com atendimento
integral. O CEIM ainda conta com duas salas pré-escolares, destinada às
crianças com idade de cinco anos a cinco anos e onze meses, nesse caso, o
quantitativo é de 20 crianças, nos períodos matutino e vespertino,
respectivamente.
A instituição conta com 6
professores; 3 auxiliares de berçário; 7 assistentes pedagógicos; 2
cozinheiras; 1 secretária; 1 coordenadora pedagógica e administrativa.
Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de
aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira
e um (PC) micro-computador. Uma cozinha equipada com um fogão industrial de
quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, batedeira,
pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Almoxarifado com mesas e armários.
Berçário I - equipado com solário, lactário, moveis e equipamentos adequados
para atender as crianças conforme as suas necessidades. Ainda existe a disposição
das crianças, uma área externa com parquinho (escorregador, gira-gira,
balanço), caixa de areia, espaço gramado e arborizado para recreação, onde são
realizadas as brincadeiras livres.
A sala de aula na qual realizamos o estágio, possui 4 grandes janelas, 2
portas de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, um armário, quadro negro, uma
mesa do professor, cinco mesas com quatro cadeiras cada, proporcionais ao
tamanho das crianças, dois ventiladores de teto.
A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes
com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração
é feita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembras que através
da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se
desenvolvem, aprendem.
Podemos concluir então que é o aprendizado que propicia o
desenvolvimento dos processos internos do ser humano com a sua relação com o
contexto sócio-cultural em que vive e a sua situação de organismo, não podendo
se desenvolver sem a mediação do outro. Silva (2007, p. 13).
A rotina do CEIM é organizada, mas bastante flexível. Está repleto de
afetos nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, dar banho, etc. As
crianças chegam por volta das sete horas da manha, tomam café, participam das
atividades recreativas com assistentes pedagógicas, tomam banho, trocam roupas,
almoçam, fazem a higiene bucal e dormem. Às treze horas os pequenos e pequenas
lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala
de aula, depois tomam banho,jantam, fazem higiene bucal e juntos com seus
professores, aguardam por seus pais, que chegam por volta das dezessete horas.
A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem.
As docentes as descrevem como animadas, espertas, interessadas, curiosas.
A pré-escola, onde fizemos o estágio, chega às sete horas da manha, tem
aula com a professora regente e aula de educação física 2 horas semanais, saem às
onze horas e no contra-turno segue a mesma rotina no período vespertino.
O planejamento é feito a
nível de unidade, ou seja, segue-se o referencial da Educação Infantil, porém,
com ênfase nas peculiaridades de cada instituição. Isto é, conforme acordado no
Projeto Político-Pedagógico da unidade de ensino, dessa forma, o professor (a)
prepara seus planos de aula que é supervisionado pela coordenadora da unidade.
De acordo com o P.P.P. da escola é elaborado no início de cada ano
letivo, objetivos a serem desenvolvidos durante o ano. Com bases nesses objetivos,
os professores desenvolvem seus planos de aulas ou projetos.
O Centro de Educação Infantil: Professora Dejanira Queiroz Teixeira não
tem problemas com espaço, por enquanto. Porém, tem algumas instituições no
Município, que estão quase com o dobro de sua capacidade de lotação.
O estágio nos dá a oportunidade de testar na prática, o aprendizado
teórico que tivemos ao longo do curso. É hora de por em teste os conhecimentos
adquiridos e refletir sobre o quê e como devemos melhorar. Portanto, nosso
objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento.
Segundo Paulo Freire apud Weiduschat (2007, p. 51):
Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal
maneira que quem ensina aprende [...] O fato, porém, de que ensinar ensina o
ensinante a ensinar certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o
ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. [...] A
responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever
de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua
atividade docente.
Para Vigotski a aprendizagem se dá através da interação com outros
indivíduos. A Psicologia da Educação e Aprendizagem reforça essa tese. “Não é
possível aprender e apreender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tivermos o
outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas,
para que possamos pensar o mundo a nossa volta.” Silva (2007, p. 12).
A principal tarefa do professor é, portanto, interferir no que Vigotski
chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal. “A Zona de Desenvolvimento Proximal
é a distância entre aquilo que o ser humano consegue fazer sozinho e o que ele
consegue desenvolver com a mediação do outro.” Silva (2007, p. 13). É a partir
dos saberes que o indivíduo já possui que o professor deve começar a educá-lo
formalmente. Ou seja, intervir na ZDP.
Em nossa prática docente, levamos para a sala de aula, materiais
abordando o corpo humano. Falamos sobre a importância de cada um dos membros
que constituem o corpo de uma pessoa e sobre a higiene: tomar banho, unhas
limpas, cuidados com os dentes, enfim, tudo que diz respeito ao corpo e sua
manutenção.
No decorrer das aulas propomos às crianças a
produção de um cartaz com o desenho do corpo humano, explicando a elas o nome
de cada parte e que quando somos pequenos, nosso corpinho também é pequeno. Mas
estamos em desenvolvimento, com isso elas também irão crescer e ficar iguais os
adultos.
Trabalhamos, ainda, as iniciais dos nomes, explicando que cada pessoa
deve ser chamada pelo seu próprio nome. Assim, em uma folha previamente
preparada, as crianças pintaram a letra inicial de seus nomes.
É quando estamos em sala de aula, frente à turma, que percebemos o valor
do planejamento, o que vamos passar aos alunos. Quais conteúdos farão à
diferença no aprendizado das crianças e, ao mesmo tempo, de interesse dos
aprendizes.
O construtivismo propõe que o aluno aprenda através da interação com o
meio. Desta forma, parte-se do concreto ao abstrato e, a metodologia de ensino
deve privilegiar o interesse das crianças.
Se o indivíduo gosta da maneira como o conteúdo é aplicado e se tem
afinidade com o objeto de estudo, mais rapidamente irá compreender. Conforme
Sancristán e Perez Gomes apud Weiduschat (2007, p. 70) “Os planos levam à busca
prévia dos materiais mais adequados. Sua relação se torna um processo explícito
de liberação para escolher os mais convenientes.” Podemos afirmar, portanto,
que sem planejamento não há aprendizagem formal de qualidade.
Ainda conforme Silva (2007, p. 33) “A Psicologia coloca a necessidade de
a ação pedagógica compreender o aluno em seu contexto social, cultural e
econômico, pois assim, o professor estará conhecendo melhor seus pensamentos,
suas forma de se relacionar com o mundo com as coisas.” Se o professor conhece
a realidade de seus alunos, como ele vive, sua família, certamente terá mais
subsídios para fazer seus projetos e planos de aulas.
O educador é um mediador que proporciona à criança oportunidades de manifestar
através das trocas de experiências e brincadeiras, sentimentos e emoções
vividas no seu cotidiano. Para isso, o educador precisa entender que educar é
escutar a criança, envolvendo-se com criatividade na vida da mesma.
Respeitando-a como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo
relações com o meio em que vive.
O profissional tem de estar consciente que vai trabalhar com crianças,
pois seus atos podem refletir no comportamento infantil. Lembrar que a ausência
de carinho, afetividade, reflete uma imagem negativa.
Desta forma, ao escolhermos a profissão de Pedagogo, devemos fazer uma
análise sobre a importância de nossa participação na vida da criança e assumir
uma postura de total interação, baseado no conceito de incentivo e comunicação,
carinho e vontade de querer fazer a diferença, atuando como bom profissional.
Assim, conforme Wolf (2008, p. 82) a escola que não trabalhar “[...] “a ética
com ética, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem
comum está fadada a não contribuir para a constituição de sujeitos que se
respeitem a si, aos outros e ao meio ambiente, está fadada ao fracasso”“.
3.1 APRESNTAÇÃO DO PLANO DE AULA - I
ESCOLA:
Professora Dejanira Queiroz Teixeira
SÉRIE: Pré-escola
ESTAGIÁRIOS:
Jeanice Cássia dos Santos e Rouberval Barboza do Amaral
DATA DA
INTERVENÇÃO: 05/04/2010
ÁREA DO
CONHECIMENTO: Educação Infantil/corpo humano
I. Objetivos da
Aprendizagem:
ü
Conhecer o corpo humano
ü
Principais órgãos do corpo
II. Conteúdos:
ü
Cartolinas com desenho do corpo humano
ü
O corpo humano/cópias em folhas de papel sulfite
III.
Metodologia:
ü
Apresentação dos desenhos em cartolina
ü
Explicação do corpo humano
ü
Exercícios referentes ao corpo humano
IV. Recursos:
ü
Cartolinas
ü
Fotocópias em folhas sulfite
V. Avaliação:
ü
Envolvimento do aluno com a turma;
ü
Interação com os conteúdos trabalhados;
ü
Compreender a proposta – ensino/aprendizagem.
3.1.1 Análise da
intervenção
Estudamos os conteúdos propostos, com as crianças, que foram bastante
participativas. Houve aprendizado, visto que compreenderam a proposta de
estudo. Naturalmente, a primeira aula/estágio é um período de conhecer a turma
e vice versa. A princípio as crianças ficaram um pouco retraídas, pois, ainda
não nos conhecíamos. Através da interação, as crianças vão se “soltando” um
pouco mais. Desta forma, pensamos que foi muito produtivo tanto para nós
acadêmicos, como para os alunos. O corpo humano é um ótimo conteúdo de estudo,
pois, o objeto de estudo é nosso ‘eu’. As crianças têm curiosidades sobre seus corpos,
visto que estão em processo de
crescimento. Querem saber porque nossos cabelos e unhas crescem. Se vai demorar
para ficarem “grandes” adultos, como seus pais. É emocionante vê-las
interagindo, se descobrindo, aprendendo. A proposta da primeira aula foi de
apresentar o corpo humano como um todo. Nas próximas aulas iríamos estudá-lo
por partes. Ou seja, as finalidades de cada órgão do corpo. Percebemos que há
alunos silábicos, mas a maioria já é silábico-alfabético ou alfabético.
3.1.2 Amostra do trabalho da aula 1
o
3.2 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA –
AULA 2
ESCOLA: Professora Dejanira Queiroz
Teixeira
SÉRIE: Pré-escola/Educação Infantil
ESTAGIÁRIOS: Jeanice Cássia dos
Santos e Rouberval Barboza do Amaral
DATA DA INTERVENÇÃO: 06/04/2010
ÁREA DO CONHECIMENTO: Corpo
humano/partes do corpo
I. Objetivos de Aprendizagem:
ü
Conhecer as partes do corpo humano
ü
Funções dos membros que constituem o corpo
humano
II. Conteúdos:
ü Cartolinas
com desenhos e fotos
ü Folhas
sulfites com cópias das partes que constituem o corpo humano: cabeça, pés,
pernas, braços, mãos.
III. Metodologia:
ü Apresentação
do conteúdo em cartolinas;
ü Distribuir
o conteúdo em folhas sulfites/fotocópias;
ü Exercícios
para fixação.
IV. Recursos:
ü Cartolinas
ü Sulfite/fotocópias
V. Avaliação:
ü Participação
do aluno na aula;
ü Interação
com a turma;
ü Percepção.
3.2.1
Análise da intervenção
Na
segunda aula já existia certa cumplicidade, estávamos professores (a)
estagiários e alunos, mais a vontade. Chamando as crianças pelos seus nomes, a
aula flui com mais naturalidade. Foi providenciado um crachá para cada criança,
com seus nomes, isso facilitou a interação com os pequenos.
Nesta
aula, falamos sobre as partes do corpo humano: cabeça (olho, nariz, orelhas,
cabelos, boca.); tronco; braços; mãos, dedos; pernas; pés.
A
importância de cada um desses membros, e suas funções. Animadamente as crianças
participavam com perguntas e opiniões. Alguns, relatavam experiências de terem
machucado um dos dedos, por exemplo. Ou, que quando “pequenos”, não gostavam de
cortar os cabelos, pois, tinham medo que doece.
É muito
gratificante participar do processo de (trans) formação das crianças, ao mesmo
tempo que ensinamos, aprendemos com elas. A cada experiência, percebemos que escolhemos
uma excelente profissão.
3.3
APRESENTAÇÃO DO PLANO AULA – AULA 3
ESCOLA:
Professora Dejanira Queiroz Teixeira
SÉRIE:
Pré-escola/Educação Infantil
ESTAGIÁRIOS:
Jeanice Cássia dos Santos e Rouberval Barboza do Amaral
DATA DA
INTERVENÇÃO: 07/04/2010
ÁREA DO
CONHECIMENTO: Corpo humano/sentidos
3. .
Objetivos da Aprendizagem:
ü
Compreender os sentidos do corpo humano: tato;
paladar; audição; visão (teoria).
II.
Conteúdos:
ü
Órgão dos sentidos
III. Metodologia:
ü
Apresentação do conteúdo
ü
Explicação detalhada
ü
Exercícios
ü
Roda de conversa sobre o conteúdo
ü
Interação com o ambiente escolar
IV.
Recursos:
ü
Fotocópias
ü
Folhas sulfites
ü
Cartolinas
V.
Avaliação:
ü
Desempenho
ü
Interação
ü
Percepção
ü
curiosidade
3.3.1
Análise da intervenção
Na
terceira aula estudamos os sentidos do corpo humano: tato, paladar, audição,
visão. Foi uma aula teórica. Pois, no dia seguinte, estava programada uma aula
prática.
Os
pequenos participaram com muito entusiasmo, como fora nas aulas anteriores.
Avaliamos conforme a participação, interação, curiosidade, de cada um. E nesse
ponto, todos são muito curiosos. Percebe-se o entusiasmo quando, ao encontrarem
seus pais, dizem: - Papai, mamãe, agora temos três professores.
Vivenciamos
uma experiência muito prazerosa. Enriquecendo nosso aprendizado prático, junto
às crianças.
3.3.2 Amostra do trabalho da aula 3
3.4 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA – AULA 4
ESCOLA: Professora Dejanira Queiroz Teixeira
SÉRIE: Pré-escola/Educação Infantil
ESTAGIÁRIO: Jeanice Cássia dos Santos e Rouberval
Barboza do Amaral
DATA DA INTERVENÇÃO: 08/04/2010
I. Objetivos da Aprendizagem:
ü Perceber
os sentidos do corpo humano: tato; visão; audição; paladar (na prática).
II. Conteúdo:
ü Órgãos
dos sentidos
ü Frutas
doces e azedas; pipoca/salgada.
ü Gelo
ü Fotos;
som
III. Metodologia:
ü Apresentação
ü Paladar: provar as diferentes frutas
ü Som: apresentar diferentes sons
ü Tato: apresentar superfícies lisas e ásperas
ü Mostrar a diferença entre gelo (frio) e água
morna
IV.
Recursos:
ü Frutas
ü Pipocas
ü Doces
ü Gelo; água; fotos; som.
V. Avaliação:
ü Envolvimento/interação
ü Aprendizagem
3.4.1 Análise da intervenção
O plano de aula de número quatro foi muito
empolgante. Pois, planejamos que seria uma aula prática. Testamos as teorias
estudadas no dia anterior, percebendo na prática, como funciona os sentidos do
corpo humano. superfícies lisas e ásperas: as crianças puderam analisar suas
diferenças; laranja doce, limão azedo; a água em seu estado sólido (gelo) e
líquido; som (audição); imagens (visão), e olfato (odor).
Usando o gelo, explicamos a diferença do frio,
gelado, quente. Dos cuidados que devemos ter em relação ao fogo, não ficar
perto do fogão quando a mamãe estiver cozinhando...
Percebe-se que através de momentos lúdicos, há muito
mais interação, aprendizado, entre as crianças. Ninguém quis provar o limão,
pois, já tinham experiências com o mesmo, ah! é azedo.
3.4.2
Amostra do trabalho da aula 4
3.5 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA – AULA 5
ESCOLA: Professora Dejanira Queiroz Teixeira
SÉRIE: Pré-escola/Educação Infantil
ESTAGIÁRIOS: Jeanice Cássia dos Santos e Rouberval
Barboza do Amaral
DATA DA INTERVENÇÃO: 09/04/2010
ÁREA DO CONHECIMENTO: Higiene e Saúde
I. Objetivos da Aprendizagem:
ü Compreender
a importância da higiene
ü Noções
de preservação da saúde e bem estar
ü Higiene
bucal
II. Conteúdos:
ü Higiene do corpo
ü Higiene bucal
ü Higiene Ambiental (casa, escola, rua).
ü Desenhos ilustrativos
III. Metodologia:
ü Apresentação do tema
ü Explicação do conteúdo
ü Debate sobre higiene
ü Exercícios
IV. Recursos:
ü Cartolinas
ü Folhas sulfites
V. Avaliação:
ü Interação
ü Compreensão
ü Empenho nos exercícios
3.5.1 Avaliação da intervenção da aula 5
É
de fundamental importância, que as crianças compreendam a higiene e a saúde.
Afinal, a higiene faz parte de uma vida saudável. E este foi o tema da quinta
aula, para as crianças pré-escolares, do Centro de Educação Infantil:
Professora Dejanira Queiroz Teixeira.
Falamos
sobre a necessidade de manter nosso corpo saudável. Ou seja, manter as unhas
limpas, os cabelos bem cuidados, enfim, manter o corpo limpo.
Todas as crianças participaram, com muito
entusiasmo, da aula. Sentimos que nossos ensinamentos, nossa interação com os
pequenos, surtiu o efeito esperado. Por se tratar da última aula, já estávamos
sentindo saudades daqueles momentos, junto às crianças.
Sentimos,
naqueles olhinhos nos observando, como é bom ser criança. E, da importância da
Educação Infantil, para o desenvolvimento integral dos pequenos.
Ao
planejarmos uma aula, com tempo, podemos analisar todos os passos que daremos.
É um processo de reflexão-ação-reflexão. Aplicando o que planejamos e, em
seguida, pensamos os resultados: como podemos melhorar? Essa pergunta deve ser
constante, ao professor.
3.5.2 Amostra do trabalho da aula 5
4
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
estágio nos deu a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula.
Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos
como será nossa prática, nosso dia a dia em um Centro de Educação
Infantil, como educador. Para Telma Weiz citada por Schotten (2007, p. 55)
“Quando analisamos a prática pedagógica de qualquer professor, vemos que, por
traz de suas ações, há sempre um conjunto de idéias que os orienta. Mesmo
quando ele não tem consciência dessas idéias, dessas concepções, dessas
teorias, elas estão presentes.” É no contato com os mestres (as) e alunos na escola,
que o futuro professor elabora um perfil que norteará sua prática.
Na
atuação em sala de aula, tem-se a oportunidade de reflexão, de analisar onde e
como devemos melhorar. Que situações nos deixaram pensativos, intrigados. Ou
seja, planejamos uma coisa pensando ser excelente, mas na hora de por em
prática, ledo engano. Segundo Weiduschat (2007, p. 34) “[...] queremos dizer
que existe um exercício intencional do professor que o leva, constantemente, a
refletir sobre o que realizou, a mudar sua ação sempre que necessário e a
refletir novamente sobre os rumos de sua nova ação”. Assim temos:
“Ação-reflexão-ação”.
Pensando
criticamente, os estágios supervisionados de licenciaturas deveriam ter uma
carga horária bem maior do que é atualmente. É comum lermos anúncios em
jornais, dizendo: precisa-se de professores de Matemática; História; Geografia
ou Pedagogia, que tenha no mínimo seis meses de experiência. Então, por que os
formandos já não saem da faculdade com essa experiência?
A
arte de educar certamente é a mais nobre de todas. Weiduschat (2007, p. 49) nos
informa que: “Certamente, a grande preocupação que se apresenta gira em torno
da formação do educador e da educadora, para que estes deem conta de discutir e
de participar da construção de uma escola com valores humanísticos, de formação
de sujeitos autônomos.” O mestre,
professor, deve estar sempre atento à sua formação, pos, o mundo está em
constante transformação. Paulo Freire apud Weiduschat (2007, p. 51), diz que:
“Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se
tornem processos permanentes".
Quero
registrar a importância da professora Marlene C. Chamorro, monitora do curso de
Pedagogia da Uniasselvi em Dourados – MS. A experiente mestra passa muita
segurança aos acadêmicos através de seus relatos pedagógicos e, naturalmente,
mostra-nos o melhor caminho para obtermos êxito.
5
REFERÊNCIAS
SCHOTTEN,
Neuzi. Processos de Alfabetização. Associação Educacional Leonardo da
Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.
SILVA,
Daniela Regina da. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Associação
Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.
SILVA,
Daniela Regina da. Psicologia Geral e do Desenvolvimento. Associação
Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2005.
WEIDUSCHAT,
Íris. Didática e avaliação. Associação Educacional Leonardo da Vinci
(ASSELVI): Indaial: Ed. ASSELVI, 2007, 2. ed.
.
6
ANEXOS
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