segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A GALINHA RUIVA

Um dia, a galinha ruiva estava ciscando no quintal e achou um grão de trigo.

- Quem quer plantar este grãozinho de trigo? – perguntou ela.
- Eu não quero – disse o pato.
- Eu também não – respondeu o gato.
- Nem eu – disse o cão.
“Muito bem, então eu mesma plantarei”, pensou a galinha ruiva. E assim fez. Passado algum tempo, o pé de trigo cresceu e ficou maduro.
- Quem quer colher as espigas do trigo? – perguntou a galinha ruiva.
- Eu não quero – respondeu o pato.
- Eu também não – disse o gato.
- Nem eu – falou o cão.
“Muito bem, então eu mesma colherei!”, resolveu a galinha ruiva. E colheu o trigo. Ao terminar, tornou a perguntar:
- Quem quer debulhar o trigo?
- Eu não quero – disse o pato.
- Eu também não – disse o gato.
- Nem eu – respondeu o cão.
- Muito bem, então eu o debulharei.
E o debulhou. Depois, perguntou:
- Quem quer levar o trigo ao moinho, para ser moído e virar farinha?
- Eu não quero – respondeu o pato.
- Eu também não – disse o gato.
- Nem eu – falou o cão.
“Muito bem, então eu mesma levarei”, resolveu a galinha.
Quando voltou de lá com a farinha de trigo perguntou:
- Quem quer fazer um pão com esta farinha?
- Eu não quero – disse o pato.
- Eu também não – disse o gato.
- Nem eu – disse o cão.
“Muito bem, então eu mesma farei”. E fez um pãozinho que ficou muito gostoso.
- E agora, quem vai comer o pão?
- Oh, eu o comerei – disse o pato.
- Eu também – disse o gato.
- E eu – disse o cão.
Então, a galinha ruiva ficou toda arrepiada e disse:
- Pois fiquem sabendo que não vão provar nem um pedacinho, seus preguiçosos!
A galinha ruiva chamou os pintinhos e repartiu o pão com eles. O gato, o pato e o cão ficaram muito tristes e aprenderam como é feio ser preguiçoso.

Verônica S. Hutchinson.

2- Marque um X na resposta certa e justifique: ( 6,0)
a) O tipo do texto é:
(   ) Jornalístico       (   ) Poético      (   ) Informativo   (   ) Narrativo – fábula
(   )Narrativos – contos   (   ) Narrativos – aventura  (   ) Narrativo - mistério
_______________________________________________________________________
b) O texto encontra-se em:
(   ) 1ª pessoa              (   ) 3ª pessoa       ______________________________________
c) O local em que se passa a história é:
(   ) Na praia        (   ) No quintal     (   ) Na rua ___________________________________
3- Agora que já lemos, entendemos é hora de fazer a interpretação: (40,0).
a) O que fez a galinha ao achar um grão de trigo no quintal?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) No texto, a galinha faz uma seqüência de atividades. Quais atividades são essas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) c) Por que a galinha faz tudo sozinha?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Qual a moral dessa história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Gramática textual transcreva do texto o que se pede: (16,0)
a) 02 substantivos masculinos _________________________________________
b) No 1º parágrafo 01 substantivo concreto_____________________________________
c) No final do texto 02 substantivo no diminutivo_________________________________
d) No 3º parágrafo 01 palavra monossílaba_____________________________________
e) No 6º parágrafo 01 palavra dissílaba________________________________________
f) No 11º parágrafo  01 palavra trissílaba_______________________________________
g)  No 33º parágrafo  01 palavra polissílaba_____________________________________
h) 01 adjetivo específico da galinha____________________________________________
i) No 19º parágrafo 01 verbo no passado_______________________________________
j) No 16º parágrafo 01 verbo no futuro_________________________________________
l) No 28º parágrafo uma palavra com dígrafo ____________________________________
m) No 25º parágrafo 01 verbo no presente______________________________________
n) No 34º e 35º parágrafos 02 adjetivos (01 em cada parag.) masculino no plural para os animais gato, pato e cão ____________________________________________________
5- Faça um traço embaixo do substantivo, dois traços embaixo do adjetivo e circule o verbo: (10,0)
a) A galinha ruiva passeava alegre pelo quintal.
b) Os pintinhos dividiram o delicioso pão e comeram.
6- Nos parênteses coloque (A) para verbos que indicam ação, (E) para os verbos que indicam estado e (F) para os verbos que indicam fenômeno da natureza: (8,0)
a) A galinha plantou o trigo. (    )
b) Trovejava e chovia bastante no natal. (    )
c) Os bichos estavam  envergonhados pelas suas atitudes.(   )
d) A galinha após colher, debulhar o trigo fez um gostoso pãozinho. (   )
7- Conforme sua leitura e seus conhecimentos gramaticais, marque X na opção correta: (10,0)
a) No 29º parágrafo a frase “E agora, quem vai comer o pão?”, é uma frase:
                 (    ) Exclamativa             (    ) Interrogativa          (    ) Afirmativa
b) No 1º parágrafo a frase “Um dia a galinha...” a palavra um é:
      (    ) Adjetivo          (   ) Artigo Definido              (    ) Substantivo    (   ) Artigo Indefinido
c) No 11º parágrafo a frase “Ao terminar tornou a perguntar”, o antônimo da palavra terminar é :
                (   ) Iniciar                            (   ) Refazer                              (   ) Acabar  
d) No 17º parágrafo na frase “Depois, perguntou...” o sinônimo da palavra perguntou é:
                  (    ) Respondeu                 (    ) Indagou                   (    ) Falou
e) No texto aprece o substantivo primitivo pão, qual o substantivo derivado dessa palavra:
                  (    ) Pedreira                     (    ) Papelaria                 (     ) Padaria

8- Complete o quadro abaixo, conforme o exemplo: ( 10,0)
PALAVRAS
SEPARE - AS
DITONGO
TRITONGO
HIATO
PERGUNTOU
PER – GUN – TOU
     X
Ruiva
Moído
Uruguai
Plantarei
saúde

Um comentário:

Anônimo disse...

E o gabarito como consigo