(Autora: Prof. ª Valéria Casagrande)
Agradecimentos.
Texto a ser redigido coletivamente com os alunos para posterior divulgação no trabalho final.
Introdução.
A produção de um livro, coletivamente com nossos alunos, é uma estratégia adotada para aprimorar a construção da escrita e da leitura, proporcionando um momento lúdico e prazeroso para as crianças. Dessa maneira, além de promovermos significação na construção da escrita, formaremos leitores conscientes das estruturas lingüísticas.
O desenvolvimento deste trabalho se dará em torno dos temas transversais, muito importantes para a formação do caráter, através da consciência moral, ambiental e da responsabilidade social. A ideia de criar um livro com o tema “Meu melhor amigo”, vem acompanhada da intenção de doar exemplares para alguma entidade, despertando no aluno o senso da responsabilidade social e, um carinho especial na construção deste projeto. Ao imaginar quem receberá seu livro, a criança cresce em suas construções, tornando o trabalho do professor bastante eficaz.
Justificativa.
Refletindo sobre as dificuldades apresentadas pela sala em torno da escrita e da leitura, este projeto vem para auxiliar no processo da construção da escrita e no hábito da leitura. Acompanhado das estruturas necessárias da escrita, o senso de responsabilidade social aliado ao prazer de contar histórias ocorridas em sala de aula ou em outros locais de convívio social das crianças, visam significar a construção da escrita proporcionando verdadeiramente esta habilidade aos nossos alunos.
O desejo de aprofundar as relações entre os alunos criando verdadeiros laços de amizade, foi a inspiração para o tema escolhido.
Fazer com que as crianças se respeitem, ouçam o amigo com atenção, sejam solidarias umas com as outras e aproveitem situações de lazer e estudo entre eles, é um dos desafios deste projeto.
Objetivos.
- Compreender a formação das palavras, relacionando os respectivos sons com a escrita;
- Estruturar frases de acordo com a idéia a ser transmitida;
- Aplicar os conceitos da língua portuguesa na construção de textos;
- Compreender a necessidade de regras gramaticais, bem como, suas utilizações;
- Praticar a leitura realizando reflexões em torno dos materiais estudados;
- Ilustrar textos praticando interpretação;
- Esquematizar uma história;
- Produzir textos preocupando-se com a linguagem utilizada, adaptando-a ao público leitor;
- Trabalhar em conjunto respeitando opiniões;
- Compreender o significado da palavra solidariedade;
- Perceber a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
- Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
- Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
- Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
- Apropriar os conceitos matemáticos da subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
- Conhecer as variadas maneiras de amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.
Público Alvo.
2º ano Ensino Fundamental I – crianças com 7, 8 e 9 anos.
Recursos e materiais humanos.
Orientadora – professora.
Protagonistas – alunos.
- Livro Ninguém é Igual a Ninguém (Regina Otero e Regina Rennó).
- Textos diversificados sobre o tema da amizade e fraternidade.
- Interpretação.
- Redação pessoal.
Metodologia.
1ª – Sensibilização.
2ª – Concretização.
3ª – Integração.
4ª – Exposição.
Sensibilização – Este trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, companheirismo, respeito e amor ao próximo, através de situações compartilhadas em grupo, especificamente no Colégio Pedroso e Oliveira.
Para iniciar o projeto com as crianças vamos assistir ao filme “Meus amigos Tigrão e Pooh: todo mundo é especial”.
Sinopse do Filme Meus Amigos Tigrão e Pooh: Todo Mundo é Especial
Pooh e Seus Amigos é uma das propriedades Disney mais adoradas. Junte-se aos Super Detetives quando eles se equipam para partir em aventuras recheadas de diversão que ensinam como ser verdadeiros e honestos consigo mesmos. Ajuda crianças a refletir sobre o mundo que as rodeia de maneira interativa e animada.
Pooh e Seus Amigos é uma das propriedades Disney mais adoradas. Junte-se aos Super Detetives quando eles se equipam para partir em aventuras recheadas de diversão que ensinam como ser verdadeiros e honestos consigo mesmos. Ajuda crianças a refletir sobre o mundo que as rodeia de maneira interativa e animada.
Após o filme vamos conversar sobre o tema: Amizade.
Questões relevantes.
- O que é a amizade?
- Amizade é um amigo de verdade?
- Amizade é o mesmo que amor?
- Qual é a importância de um amigo?
- O que é medo?
- Que coisas nos fazem felizes?
- O que nos deixa tristes?
- O que nos deixa com raiva?
- Como não falar com um amigo?
- Como falar com um amigo?
E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças.
Finalizar a sensibilização fazendo 3 faixas grandes, pintadas pelos alunos, com o tema sugestivo da Amizade com Amor se faz Fraternidade.
Observação – tirar fotos dos alunos assistindo o filme e, criando as faixas sobre a amizade para anexar no portfólio dos alunos.
Concretização.
- Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém.
Nesta leitura vamos observar a estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Parágrafo; Encontro consonantal; Separação de sílabas.
- Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita de um bilhete para o colega. Cada dupla receberá uma cópia do livro “Ninguém é igual a ninguém”. Eles realizarão a leitura do livro e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno deverá ler o bilhete que recebeu em voz alta e colar no painel dos amigos.
Nesta atividade vamos observar a estrutura funcional do bilhete.
- Compor uma oração agradecendo a Deus pelos nossos amigos.
Nesta atividade as crianças vão criar a oração coletivamente. Devemos observar a estrutura do texto, parágrafo, letra maiúscula e letra minúscula, substantivos próprios e substantivos comuns.
- Interpretação do livro Ninguém é igual a ninguém.
Nesta atividade a professora realiza a leitura do livro e levantar questionamentos que os levem a refletir sobre a mensagem transmitida.
- O que entenderam sobre a história?
- O que devemos fazer para respeitar nossos amigos?
- E as diferenças entre nossos amigos, como respeitamos?
Solicitar que os alunos realizem questionamentos em torno da história contada.
- Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).
Nesta atividade vamos identificar seres vivos e seres não vivos, animais selvagens e animais domésticos.
Realizaremos produção de textos informativos onde, pesquisamos alguns tipos de animais, suas características, ambiente onde vivem, alimentação, etc.
- Incentivar a leitura compartilhada do texto “O Besouro Invejoso”.
Nesta atividade vamos estudar os insetos, animais invertebrados.
Devemos observar a estrutura do texto, pontuação, substantivos comuns e próprios e adjetivos.
Produção de texto informativo – Tipos de besouros.
- Nossas amigas as plantas.
Nesta atividade vamos observar os tipos de plantas.
Perceber que as plantas também são nossas amigas e que, se tratadas com carinho, elas retribuem com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.
Produção de texto informativo – Plantas que curam.
- Canção da América.
Nesta atividade vamos ouvir a música Canção da América, conhecer o cantor Milton Nascimento com uma breve biografia e interpretar a música através da letra.
- Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento
- Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
- Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
- Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
- Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
Esta música será utilizada no fechamento do projeto – pretende-se realizar uma apresentação de slaids no final do projeto, após entrega dos livros, para os familiares.
A música “Canção da América”, de Milton e Fernando Brant, se mostra apropriada para este estudo porque fala de amizade, um tópico muito importante quando discutimos a estética de um grupo de pessoas que valorizam tanto as relações pessoais como os brasileiros o fazem.
Na música “Canção da América” Milton se refere a temas de amizade, relações pessoais e os caminhos que conectam as pessoas através do tempo e espaço.
Os sentimentos que experimentamos, junto com a memória (ou história) e atitude (no sentido de consistência entre práxis e formação de conceitos) nos permitem aprender.
Para Milton Nascimento sentimentos (vivência) e aprendizado (experiência) são partes do mesmo processo. Ele procura comunicar emoção, e emoção significa para ele o que aprendeu “na estrada” com seus amigos (Milton Nascimento, entrevista).
Questões relevantes.
- Por que o cantor menciona que “amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração?
- Por que ficamos tristes quando vemos nossos amigos indo embora?
- Como você se sente quando se lembra de um amigo que nunca mais viu?
Vamos conversar sobre a música, o que ela transmite e como vamos utilizá-la em nosso projeto.
Terminada a exploração solicitar que as crianças ilustrem a música.
- Sinceridade.
Vamos conversar sobre a amizade, encaminhar o diálogo para o fato de que viver em fraternidade é melhor do que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade.
Nesta atividade vamos promover problemas que incentivem a reflexão dos alunos sobre emoções, sentimentos bons e sentimentos ruins.
10 ) A união faz a força.
Realizar leitura compartilhada.
A UNIÃO FAZ A FORÇA
O macaco estava com muita fome, mas só do outro lado do rio havia alimento e a ponte tinha caído.
Ficou, sorumbático e desenxabido, sentado em uma pedra observando a sua volta apenas pedras e vegetação imprópria para sua alimentação, esperando que aparecesse alguém para consertar a ponte.
Pouco depois chegou um javali e olhando desanimado para o rio disse:
- Que maçada!
- Eu estou esperando que consertem a ponte, respondeu o macaco. Não saio daqui antes disso.
- Então, eu vou esperar também.
E acomodou-se.
O veado apareceu logo em seguida:
- Será que vão consertar logo essa ponte?
- Não sei. Os homens são tão preguiçosos!
Depois chegou o coelho e também se aborreceu com o contratempo e juntou-se aos outros para esperar.
Todos estavam famintos e ansiosos para atravessar o rio e deliciar-se com a fartura do lado de lá.
Foi então que uma formiga que os observava falou:
- Olhe aquele tronco caído ali. Se vocês o arrastarem para o rio terão uma canoa improvisada que poderá levá-los ao lado de lá.
- Boa idéia! Exclamou o coelho, mas eu não tenho força suficiente para empurrá-lo.
- Nem eu, disse o javali.
- Nem eu, disse o macaco.
- Nem eu, disse o veado.
- Espera aí, disse a formiga. Nenhum de vocês pode mover um tronco tão pesado, sozinho, mas se unirem poderão fazê-lo
- Isso mesmo disse o coelho, só que eu como sou o menorzinho não posso ajudar.
- Eu também não posso porque estou muito cansado, disse o porco.
- Nem eu, porque estou com muita fome, disse o veado.
- E eu estou com dor nas costas, não posso fazer força, concluiu o macaco.
- É uma pena, tornou a formiga. Vocês poderiam fazer uma forcinha, depois se fartariam, mas, como não querem, vão ficar ai morrendo de fome até alguém consertar a ponte, sabe-se lá, quando!
Diante da evidência os bichos resolveram unir-se. Empurraram o tronco para a água e subiram nele, munidos de varas compridas para impulsionar o barco improvisado
- Ei! Espere aí, gritou a formiga, que eu também vou.
- Não vai não, exclamou o macaco. Você não ajudou a empurrar o tronco, não tem direito.
- Como não? Não fui eu que dei a idéia? Nenhum de vocês tinha pensado numa solução tão simples.
Os bichos então compreenderam que cada um ajuda como pode. Uns trabalham com os braços, outros com a mente, e precisam unir-se porque "A UNIÃO FAZ A FORÇA"
Ficou, sorumbático e desenxabido, sentado em uma pedra observando a sua volta apenas pedras e vegetação imprópria para sua alimentação, esperando que aparecesse alguém para consertar a ponte.
Pouco depois chegou um javali e olhando desanimado para o rio disse:
- Que maçada!
- Eu estou esperando que consertem a ponte, respondeu o macaco. Não saio daqui antes disso.
- Então, eu vou esperar também.
E acomodou-se.
O veado apareceu logo em seguida:
- Será que vão consertar logo essa ponte?
- Não sei. Os homens são tão preguiçosos!
Depois chegou o coelho e também se aborreceu com o contratempo e juntou-se aos outros para esperar.
Todos estavam famintos e ansiosos para atravessar o rio e deliciar-se com a fartura do lado de lá.
Foi então que uma formiga que os observava falou:
- Olhe aquele tronco caído ali. Se vocês o arrastarem para o rio terão uma canoa improvisada que poderá levá-los ao lado de lá.
- Boa idéia! Exclamou o coelho, mas eu não tenho força suficiente para empurrá-lo.
- Nem eu, disse o javali.
- Nem eu, disse o macaco.
- Nem eu, disse o veado.
- Espera aí, disse a formiga. Nenhum de vocês pode mover um tronco tão pesado, sozinho, mas se unirem poderão fazê-lo
- Isso mesmo disse o coelho, só que eu como sou o menorzinho não posso ajudar.
- Eu também não posso porque estou muito cansado, disse o porco.
- Nem eu, porque estou com muita fome, disse o veado.
- E eu estou com dor nas costas, não posso fazer força, concluiu o macaco.
- É uma pena, tornou a formiga. Vocês poderiam fazer uma forcinha, depois se fartariam, mas, como não querem, vão ficar ai morrendo de fome até alguém consertar a ponte, sabe-se lá, quando!
Diante da evidência os bichos resolveram unir-se. Empurraram o tronco para a água e subiram nele, munidos de varas compridas para impulsionar o barco improvisado
- Ei! Espere aí, gritou a formiga, que eu também vou.
- Não vai não, exclamou o macaco. Você não ajudou a empurrar o tronco, não tem direito.
- Como não? Não fui eu que dei a idéia? Nenhum de vocês tinha pensado numa solução tão simples.
Os bichos então compreenderam que cada um ajuda como pode. Uns trabalham com os braços, outros com a mente, e precisam unir-se porque "A UNIÃO FAZ A FORÇA"
Nesta atividade vamos conversar sobre o texto e as dificuldades apresentadas em nossa sala.
Falaremos sobre as habilidades que todos têm, alguns para a matemática, outros para a leitura, outros para a escrita, outros para o desenho, mas, todos têm habilidades específicas e, quando somadas, fazem de nós muito fortes.
As crianças devem falar sobre em qual habilidade ela imagina ser melhor e por que.
11) Aconteceu comigo.
Produção.
Nesta atividade vamos solicitar as crianças um texto narrativo onde contem algum episódio onde um amigo foi muito legal com eles.
12) Entrevista com pais – Quem era seu amigo?
Nessa atividade as crianças devem entrevistar os pais sobre os amigos de infância, como se divertiam, se passeavam juntos, estudavam na mesma escola, brincadeiras, se sabe onde se encontra esse amigo, se a amizade ainda se mantém forte etc.
Após realizar a entrevista as crianças devem realizar a leitura para os amigos, vamos analisar fatos parecidos, diferentes e registrar a opinião do grupo sobre o que descobrimos da amizade antigamente.
13) Sou um bom amigo por que...
Atividade destinada à descrição de características de um bom amigo, de acordo com tudo o que estudamos durante o projeto.
14) Amigo é.
As crianças vão ilustrar uma música de acordo com a interpretação.
Assistir ao vídeo, ler a letra da música, compreender a mensagem e realizar ilustração.
www.youtube.com procurar Amigo é.
Interação.
Matemática – adição, subtração e multiplicação de números naturais.
Ciências – estudo dos animais.
Educação Artística – desenhos com o tema da amizade, ilustração do livro, criação de cartazes.
Temas transversais.
Ética – diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Saúde – participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
Pluralidade cultural – diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadoras nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
Cidadania: Direitos e Deveres individuais e coletivos.
Competências desenvolvidas durante o projeto.
- Afetividade;
- Auto-estima;
- Otimismo;
- Controle dos impulsos;
- Empatia – compreensão do outro;
- Prestatividade e solidariedade;
- Sinceridade;
- Empatia no ouvir;
- Comunicação interpessoal;
- Pensamento dirigido;
- Autoconhecimento;
- Administração das emoções.
Avaliação.
- Observar como os alunos se comportam diante dos processos de construção de escrita e leitura oferecidas pelo projeto.
- Ao final do projeto verificar autonomia na escrita e leitura dos alunos.
- Observar o comportamento dos alunos, suas ações e seu resultado final.
- Fazer uso da auto-avaliação, momento em que os alunos comentarão as facilidades e as dificuldades do projeto, se o trabalho saiu como o desejado, o que poderia ser melhorado, se algo não saiu de acordo, o que pode ter interferido no resultado final e o porquê, além de qual foi o nível de participação de cada membro do grupo e o que pode ser feito para melhorar.
- Ouvir os alunos com relação aos sentimentos despertados em cada fase do trabalho e como eles lidaram com eles.
Portfólio do aluno.
Cada item descrito abaixo se destina a previsão de uma pagina do portfólio, alterações poderão ser realizadas de acordo com as necessidades do grupo ou, aprofundamento do projeto.
- Projeto “Meu melhor amigo!” – Apresentação.
- Fotos com faixas gigantes com o tema amizade.
- Ilustração história do livro “Ninguém é igual a ninguém.”
- Escrever bilhetinhos para amigos.
- Compor uma oração pelos amigos.
- Escrever frases sobre mensagem do livro “Ninguém é igual a ninguém.”
- Amigos especiais – os animais.
- Cada um tem o seu jeito.
- Amigas plantas.
- Ilustrar música Canção da América.
- Quanto vale a sinceridade.
- A união faz a força.
- Aconteceu comigo.
- Análise da entrevista realizada com pais – conclusões do grupo.
- Sou um bom amigo por que...
- Amigo é – mensagem.
Fechamento do projeto.
Pretende-se realizar em duas etapas.
1ª etapa – visita e entrega de livros para creche ou instituição escolhida.
2ª etapa – apresentação do projeto para os pais através de slides.
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