quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PINÓQUIO


Era uma vez, um velho carpinteiro chamado Gepeto. Ele não tinha família e passava o tempo construindo bonecos de madeira.

Um dia Gepeto construiu um boneco muito bonito e chamou-o de Pinóquio, como Gepeto se sentia muito só, pediu as estrelas que desse vida ao boneco. Enquanto ele dormia apareceu uma fada azul e deu vida ao boneco e prometeu que transformaria Pinóquio em um menino de verdade.
No dia seguinte, Gepeto ficou feliz ao ver o boneco com vida, feliz da vida Gepeto comprou caneta, lápis e caderno e mandou-o para escola.
Perto da escola tinha um circo, Pinóquio foi até lá, como não tinha dinheiro para comprar o ingresso, deu o seu material escolar. O dono do circo disse que ele seria famoso, ele aceitou trabalhar no circo. No fim da tarde Pinóquio sentiu saudades de casa e queria  ir embora.
Pinóquio implorou muito, como o homem do circo era um homem bom, deixou Pinóquio ir e acabou dando-lhe algumas moedas de ouro para que levasse ao seu pai.
Na volta para casa Pinóquio foi seguido por dois malandros que acabaram roubando suas moedas de ouro, e o prenderam, passou-se dias e Pinóquio conseguiu fugir.
Com medo de contar a verdade para o seu pai, Pinóquio começou a inventar mentiras, cada vez que pensava numa mentira, seu nariz crescia cada vez mais.
Enquanto Pinóquio não chegava Gepeto saiu à procura do menino por toda a parte e durante vários dias. Gepeto foi até o mar e foi engolido por uma baleia.
Chegando em casa não encontrou seu pai, ele foi até a praia e descobriu que Gepeto tinha sido engolido por uma baleia. Pinóquio entrou no mar para salvar Gepeto,  a baleia o  engoliu também, então encontrou Gepeto dentro da baleia. Para conseguir sair de dentro da baleia eles fizeram uma fogueira e assim conseguiram sair de lá.
Voltaram para casa, Pinóquio pediu desculpas a seu pai, neste instante a fada azul apareceu e com sua varinha de condão  disse:
____Querido Pinóquio, graças ao seu bom coração, eu o perdôo de todas as suas travessuras, de agora em diante  tenha juízo e será muito feliz.
Pinóquio transformou-se num menino de verdade e resolveu não mentir mais e viveram muito felizes.

Interpretação do texto


   1- Qual era o desejo de Gepeto quando acabou de construir o boneco de madeira?

2 - Como Pinóquio fez para entrar no circo, se ele não tinha dinheiro?






3- O que acontecia com Pinóquio, cada vez que ele mentia?





4- O que aconteceu com Gepeto quando estava procurando por Pinóquio?





5- O que Pinóquio e Gepeto  fizeram para poder sair de dentro da baleia?





6- Escreva um bilhete para Pinóquio contando como é bom ser criança de verdade, e de umas dicas para ele como deve fazer para virar um menino de verdade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: