sexta-feira, 4 de junho de 2010

REESCREVENDO HISTÓRIAS


Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa

ConteúdoProdução de Textos
Introdução
Em sociedades letradas, Desde Muito Cedo, como demonstram Interesse Crianças Fazem e Reflexões sobre a Função EO Significado da Escrita. Para Que possam escrever autonomamente, É preciso Que Entrem em Contato com Diversos Tipos de textos Já nas séries iniciais Quatro do Ensino Fundamental. O professor EAo apresentar DEVE alunos Poesias, Receitas, contos, fábulas, Lendas, cartas etc

Os contos de Fadas, por exemplo, tem Uma Estrutura complexa e São Importantes No processo de alfabetização, POIs Neles Ocorre Uma narrativa Perfeita, com uma sequencia apresentada semper da mesma forma: cenário, Problema, Construção do clímax da história, clímax, Resolução do Problema e desfecho. Além do mais, a Identificação emotiva Entre os alunos e OS Personagens como predispõe Crianças à leitura.

Com as Atividades Propostas a seguir, como Crianças UM Darío Passo Para a percepção Elementos de Escrita da linguagem. Perceberão Elementos lingüísticos e discursivos e avançarão Com relação ao Domínio das Normas da Língua Portuguesa. Também Terao Oportunidade de Produzir com Algo Uma Finalidade sócio-cultural e vivenciar Uma Prática Que Ocorre normalmente instâncias da escola, escrever Livros Como.

Objetivos
Deste Trabalho Ao final, OS alunos Serao capazes de:
· Conhecimento de demonstrar Diferentes contos de Fadas;
Produzir · e revisar textos;
· Refletir Sobre o USO das Convenções OS normatizam Que usos da Língua Portuguesa com Relação à ortografia;
· Comunicar-se e expressar-se Através de Situações de Intercâmbio social, elaborando e respondendo Perguntas.

Conteúdo Específico
Produção e revisão textual

Ano
anos 3 º e 4 º

Tempo Necessário
Aulas Dez

Material Necessário
Giz, Lousa, Papel sulfite, Coloridas canetas, lápis de cor, Livros de contos-de-Fadas.

Desenvolvimento das Atividades
Primeira etapa Faca não hum em Quadro-negro OU Cartaz Uma lista, em Ordem alfabética, dos contos Tradicionais Mais conhecidos Pela turma. Diariamente, reserve tempo com hum par ler uma classe como Histórias escolhidas.

Segunda etapa ESCOLHA com o grupo Uma das Histórias e leve Para a classe Várias versões com ler Para as crianças, destacando semelhanças e Diferenças com Relação a: tipo de texto, Organização do Texto, Personagens Que compõem uma história, Que em sequencia se desenrola uma trama, Que tempo em que se desenvolvem Histórias e Cenários.

Terceira etapa Discuta com o grupo ALGUMAS Características e Formas de Organização dos contos.

Quarta etapa UM Faca planejamento da escrita. Assegure-se de Que o tipo de Texto Que Sera Produzido Foi trabalhado em sala com uma discussão Sobre a Estrutura dos Diálogos EA observação de Todos os Aspectos textuais. Proponha então uma Produção coletiva e individual de Novas versões conto UM par. Por exemplo: "Agora, vocês Que Diversas versões Já ouviram Sobre a história" Os Três Porquinhos ", CRIE A SUA, diretores Mantendo OS Elementos dos textos Lidos: Personagens, estrutura narrativa etc"

Quinta etapa Faca revisões dos textos coletivos em roda, destacando Elementos OS Atenção Maior Que exigem.

Sexta etapa Faca cruzadinhas, jogos de forca Utilizando parar OU Variações ortográficas Que Dificuldades sistematizem, Como o Uso de x, ch, ç, ss, s. O bingo de palavras como envolver PoDE Mais Erros Que apresentaram.

Sétima etapa Crie um parágrafo com legenda Uma classe como CORREÇÕES de textos Como
______: Erro de ortografia
(): Erro de Vocabulário
+: Erro de pontuação
*: Letra maiúscula
**: Erro de acentuação

Exemplo: "Os Porquinhos Foram Para o Egito, Mas como sabiam Não Falar uma Língua (egitana) não podiam Conversar + O Mais velho, Que se chamava * edu, TeVe ** Uma ideia Que Contou Para o Irmão do Meio".
Proponha Uma revisão dos textos indivíduos em duplas, usando a legenda criada CORREÇÕES para.

Produto final
Finalizar uma atividade, pedindo ilustrações Para a Nova Versão do conto eA Criação de hum livrinho parágrafo Ser Lido Por outras classes.

Avaliação
Durante o Desenvolvimento da atividade, É Possível Como avaliar o aluno:
· Outros utili em contextos de Produção Escrita, Conhecimentos OS Que constrói A respeito da pontuação (veja o 1 º OBJETIVO);
· Conhecimentos E.U.A. SEUS Diante do Texto para pontuá-lo um Fim de atribuir um Significado ele (veja o 2 º EO 3 º objetivos);
· Argumenta o defensor Seu parágrafo PONTO DE VISTA (veja o OBJETIVO 4 º);
· COM COLABORA o grupo (veja o 5 º OBJETIVO)

Contextualização
ESTA PROPOSTA Permite, Que OS alunos trabalhem com contos Tradicionais, hum tipo de Texto que A maioria das Crianças Já conhecê. Com isso proporciona Uma Situação favorável n se Trabalhar como Normas da Língua Portuguesa; OS momentos adequados par ler, Ouvir, Falar e escrever, um Utilização de Diversos Tipos de Registros (lista, livro), uma linguagem Escrita Como forma de Organização de Informação; uma MANEIRA culturalmente adequada escrever para.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom! Vou usar em minhas atividades.